Home Perguntas frequentes Alimentos transgênicos causam câncer e alergias?

Perguntas frequentes

Alimentos transgênicos causam câncer e alergias?

Não há evidência científica de que alimentos transgênicos possam causar câncer em seres humanos ou animais. A segurança desses produtos é avaliada por diferentes cientistas e organizações independentes em todo o mundo. Os resultados apontam que alimentos geneticamente modificados (GM) não oferecem mais risco à saúde humana que as variedades não GM. Em relação às alergias, não há registros de culturas comercialmente disponíveis que contenham alérgenos (substâncias que causam alergia) criados pelo processo de transgenia.

Segundo especialistas, alergias alimentares são provocadas principalmente por oito tipos de produtos: leite, ovos, amendoim, nozes, soja, trigo, peixes e mariscos. Juntos, eles representam cerca de 90% das alergias alimentares incidentes nos Estados Unidos. E apenas um desses oito itens – a soja – é um produto cujo cultivo é majoritariamente transgênico. Além disso, os alimentos geneticamente modificados não apresentam nenhuma adição de característica associada a um alérgeno novo ou preexistente. Se uma pessoa já é alérgica a uma planta não GM, também terá reações à sua versão GM.

Nos últimos 20 anos, não foi relatado nenhum caso de doença a partir do consumo de alimentos transgênicos no mundo, e não há evidências científicas que suportem hipóteses de que isso ocorra no futuro.