Home Perguntas frequentes Quais são os impactos do efeito estufa na agricultura e como reduzi-los?

Perguntas frequentes

Quais são os impactos do efeito estufa na agricultura e como reduzi-los?

Até 2100, a temperatura média na superfície da Terra deve aumentar entre 1°C e 6°C, apontam estudos. Pode parecer pouco em termos absolutos, mas essa variação será suficiente para causar sérios problemas, como o derretimento da camada de gelo no Ártico. O efeito estufa é um dos causadores desse desequilíbrio. A elevação da temperatura global também tem consequências graves para a agricultura.

Até 2050, segundo dados do Instituto Internacional de Pesquisa em Política Alimentar (IFPRI, na sigla em inglês), as mudanças climáticas resultarão em menores colheitas de arroz – uma das mais importantes culturas do mundo, destinada à alimentação de bilhões de pessoas. Consequentemente, deverá haver um aumento nos preços desse alimento.

Para reduzir os efeitos negativos, é necessário diminuir a emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera em todas as atividades humanas. De acordo com o Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA), a adoção de lavouras transgênicas tem reduzido as emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.