Home Perguntas frequentes O que são genes?

Perguntas frequentes

O que são genes?

O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA (as letras A, T, C e G) que contém uma “receita” para produzir uma proteína que desempenha uma função no organismo. O termo DNA normalmente faz referência a um número indeterminado de genes. Por isso, quando utilizamos essa sigla, fazemos menção às instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos.

Podemos dizer então que muitas dessas instruções genéticas, são genes. A maior parte do DNA é encontrada em forma de estruturas compactadas conhecidas como cromossomos e que se localizam dentro do núcleo das células. Nesse estado, a maioria dos genes estão “desligados”. Isso equivale a dizer que eles não estão acessíveis para que proteínas consigam ler e produzir outras moléculas.

No entanto, é dessa forma que os genes são transmitidos para os descendentes. A descompactação do cromossomo forma a estrutura em dupla-hélice que conhecemos como DNA. Assim, os genes “ligam” e tornam-se acessíveis para serem lidos por proteínas que utilizam essa instrução genética para a produção de outras moléculas.

Esse processo de compactação e descompactação é realizado, principalmente, por proteínas conhecidas como histonas, que ajudam a determinar quais genes de determinadas células precisam estar acordados. As marcas epigenéticas também ajudam a controlar essa atividade.