O que é um alimento transgênico?
É aquele obtido a partir de variedades geneticamente modificadas ou que, em seu processamento, usa microrganismos geneticamente modificados.
Esses alimentos podem ser empregados para consumo direto, como insumos ou ingredientes na cadeia de produção de outros itens. Estima-se que quase 100% dos produtos processados em todo o mundo contenham pelo menos um ingrediente derivado de soja ou milho transgênico, duas das culturas para as quais foram desenvolvidas mais variedades geneticamente modificadas – mas, na maioria dos casos, o percentual usado no produto final não chega a 1%.
Além disso, há mais de 25 anos, bactérias, leveduras e fungos geneticamente modificados atuam diretamente nos processos de fermentação, preservação e formação de sabor e aromas de várias comidas e bebidas presentes no nosso dia a dia. Exemplos disso são queijos, iogurtes, carnes embutidas, pães, massas, picles, cervejas, vinhos, sucos e adoçantes.
Desde 2016, alimentos industrializados que contenham qualquer concentração de matéria-prima transgênica devem ser identificados no rótulo com um T preto sobre um triângulo amarelo