Construção dos materiais levou mais de um ano e contou com a participação de equipe técnica especialista de diferentes empresas
Nesta sexta-feira (3), a CropLife Brasil (CLB) lançou os manuais “Gestão da Qualidade – Agrotóxicos, Produtos de Controle Ambiental e Afins de Natureza Química” e o “Guia de Elaboração do Manual da Qualidade Bioinsumos Agrícolas”. Ambos manuais foram elaborados de acordo com normas regulatórias vigentes do setor de defensivos agrícolas e consolidam procedimentos, requisitos regulatórios e informações técnicas de caráter recomendatório e não vinculante. As publicações estão disponíveis para download no site da associação.
O manual da gestão da qualidade de defensivos químicos contou com uma equipe técnica diversa composta por um grupo de trabalho de químicos e especialistas em qualidade das empresas Albaugh, Basf, Bayer, CHDS, Corteva, FMC, Ihara, Sumitomo, Syngenta, Ourofino e a associação CropLife Brasil. Já o manual de bioinsumos foi construído com o apoio da Fundepag, Legis Consultoria e Instituto Biológico.
“A gestão da qualidade é essencial para a produção e comercialização de defensivos agrícolas químicos. O Manual de Gestão da Qualidade – Agrotóxicos, Produtos de Controle Ambiental e Afins de Natureza Química é uma contribuição da CropLife Brasil para as discussões que estão em curso sobre a regulamentação da Lei do Autocontrole (Lei Nº 14.515/22), da nova Lei dos Agrotóxicos (Lei Nº 14.785/23) e da Portaria que deverá ser publicada pelo Mapa sobre Retrabalho, Revalidação e Reprocessamento de produtos”, comentou o diretor de defensivos químicos da CLB, Roberto Araújo.
Sobre a produção do manual, Roberto compartilhou que o grupo de trabalho de químicos, que reuniu especialistas em qualidade das empresas associadas à CLB, foi coordenado pela coordenadora em assuntos regulatórios de produtos biológicos da CropLife Brasil, Gisele Perjessy, e levou meses para ser desenvolvido. “A publicação é de caráter recomendatório para as associadas e materializa o compromisso das empresas fabricantes e registradas com os mais elevados padrões de qualidade e segurança para a agricultura brasileira”, concluiu.
Para a diretora de produtos biológicos da CLB, Amália Borsari, o lançamento do manual marca um passo significativo para a indústria, sendo o primeiro manual global dedicado exclusivamente às Boas Práticas de Fabricação para a indústria de bioinsumos. “A iniciativa reflete o compromisso da CropLife Brasil com a qualidade e inovação, reforçando nossa liderança na promoção de práticas sustentáveis e inovadoras no setor agrícola, ao mesmo tempo em que apoiamos as indústrias empenhadas em alcançar a excelência e a sustentabilidade. Para a associação, é um prazer anunciar o lançamento do Manual Guia de Elaboração do Manual da Qualidade Bioinsumos Agrícolas, fruto de um esforço colaborativo entre especialistas de P&D (pesquisa e desenvolvimento) das indústrias e instituições de renome como Fundepag, Instituto Biológico e Legis Consultoria. O manual foi debatido por mais de um ano e fornece uma visão detalhada de procedimentos e requisitos regulatórios, enriquecidos com recomendações técnicas e modelos orientativos adaptáveis às políticas de qualidade interna de cada empresa, tornando-se uma ferramenta fundamental para todas as escalas de operação”, disse.
A publicação dos manuais é uma ação da CLB com o compromisso de promover os mais elevados níveis de eficiência dos produtos e tecnologias agrícolas. No final do ano passado, a associação celebrou o Dia Mundial da Qualidade (DMQ) e comentou a qualidade nas empresas, indústrias e laboratórios associados à CLB.