Encontro internacional discute inovação na indústria global e desenvolvimento de pesticidas de alta qualidade.

A CropLife Brasil apresentou, no último sábado (29), o panorama dos agroquímicos no Brasil durante o 15th High-Level Forum on High-Quality Pesticide Development (15º Fórum de Alto Nível sobre Desenvolvimento de Pesticidas de Alta Qualidade) organizado pela CropLife China. O encontro internacional reuniu de forma híbrida autoridades federais chinesas, CropLife’s International e Japão, além de acadêmicos e indústria, para discutir inovação na indústria global e P&D de pesticidas para o campo. Representada pelo diretor de Defensivos Químicos, Arthur Gomes, a CLB destacou em painel o cenário dos defensivos no país, a regulação brasileira, bem como os desafios e oportunidades do mercado emergente no país.
“O Brasil é um líder global no setor agrícola e fortalecer o diálogo com a China é essencial para garantir padrões de alta qualidade, alinhamento regulatório e competitividade de longo prazo”, considerou Arthur Gomes. Dentre os dados, o diretor reforçou o protagonismo do Brasil no uso de soluções no campo e na liderança da importação de pesticidas formulados globalmente (807 mil toneladas; US$ 4,8 bilhões em 2024). Além disso, mostrou o monitoramento do segmento de químicos realizado pela CLB Brasil através da plataforma de dados CropData, cuja indústria faturou US$ 81 bilhões em 2024.

Entre os participantes da programação, estiveram o vice-presidente Executivo de Políticas Agrícolas da CropLife International, Christoph Neumann; o diretor executivo da CropLife Asia, Dr. Tan Siang Hee; o presidente da CropLife China e presidente da FMC China, Tracy Wu; Yaping Liu, também da CL China; o presidente do Comitê Internacional da CropLife Japão, Takuo Kimura; além de representantes de institutos de pesquisa e do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais (MARA) do país asiático.