Quando foram desenvolvidos os primeiros transgênicos?
Organismo Geneticamente Modificado (OGM) ou transgênico é um organismo que recebeu um gene de outro organismo doador mediante a tecnologia do DNA recombinante. Essa alteração em seu DNA faz com que ele passe a expressar um fenótipo que não tinha antes. Em 1983, três grupos de cientistas conseguiram adicionar genes de uma bactéria em duas plantas, desenvolvendo, assim, os primeiros vegetais transgênicos.
Três anos depois, foram realizados os primeiros testes de campo com plantas transgênicas. Em 1994, o primeiro alimento geneticamente modificado – o tomate Flavr Savr, que foi criado na Califórnia (EUA) e apresentava maior durabilidade – chegou aos consumidores norte-americanos. Um ano depois, a primeira soja geneticamente modificada foi lançada no mercado.
Desde 1995, países passaram a importar e exportar produtos transgênicos, entre eles o Brasil, segundo maior produtor mundial, com 51,3 milhões de hectares em 2018 – atrás apenas dos EUA, com 75 milhões de hectares naquele ano. Argentina, Índia e Canadá completam o grupo dos cinco maiores produtores globais de OGM.