Home Perguntas frequentes Os produtos não transgênicos e ou orgânicos são mais testados do que os alimentos geneticamente modificados?

Perguntas frequentes

Os produtos não transgênicos e ou orgânicos são mais testados do que os alimentos geneticamente modificados?

Os seres humanos têm modificado alimentos há mais de 10 mil anos. A domesticação de culturas agrícolas foi um processo de seleção de certas variedades genéticas que eram mais benéficas para o consumo.

A engenharia genética tenta alcançar esse mesmo objetivo, mas com maior eficiência e direcionamento às finalidades desejadas. Além disso, as culturas transgênicas são testadas exaustivamente antes de serem liberadas para o mercado, algo pelo qual as não transgênicos e orgânicas não passam. Adicionalmente, diversos estudos indicam que os transgênicos causam menor impacto ao meio ambiente, reduzindo o consumo de agrotóxicos, por exemplo.

Por essência, o tipo de comida que consumimos é uma escolha pessoal e baseada em muitos fatores além da nutrição e da segurança. Mas os cientistas concordam que alimentos considerados seguros devem ser julgados de acordo com as suas características, e não pela forma como foram produzidos ou há quantos anos estão disponíveis para a população.