CropLife Brasil desenvolve material sobre o Pacto Verde Europeu, estratégia lançada pela UE para combate ao aquecimento global.
Com o objetivo de alcançar a neutralidade em emissões de carbono até 2050 a União Europeia (UE) lançou em dezembro de 2019 o European Green Deal – em português, Pacto Verde Europeu. Sua implementação deve acontecer de forma progressiva conforme a revisão de regulamentos e normas existentes acontece.
O que é o Pacto Verde Europeu?
O Pacto Verde Europeu é um conjunto de normas de cumprimento não obrigatório, mas que deve influenciar todos os setores da economia: transportes, energia, agrícola, têxtil, químico, imobiliário, indústrias de aço e cimento, tecnologias da informação e comunicação. No entanto, as normas propostas apresentam potencial para transformar as regras juridicamente vinculantes – a depender da vontade de cada um dos países. Dessa forma, também deve impactar o mercado internacional.
Existem oito áreas-chave que compõem o Pacto Verde Europeu:
- Aumentar a ambição climática da UE para 2030 e 2050;
- Fornecimento de energia limpa, acessível e segura;
- Mobilização da indústria para uma economia limpa e circular;
- Construir e renovar com eficiência energética e de recursos;
- Uma ambição de poluição zero para um ambiente livre de tóxicos;
- Preservar e restaurar ecossistemas e biodiversidade;
- Farm to Fork: um sistema alimentar justo, saudável e amigo do ambiente;
- Acelerar a mudança para uma mobilidade sustentável e inteligente;
A expectativa da União Europeia
Com a estruturação do Pacto Verde, a União Europeia pretende se posicionar como líder nessa nova economia que emergirá do enfrentamento do aquecimento global e das mudanças climáticas – uma economia circular e neutra na sua emissão de carbono até 2050. Entre as propostas já divulgadas, está a meta de reduzir em 55% as emissões de Gases de Efeito Estufa e atingir 40% de uso de energia de fontes renováveis até 2030.
Para que as metas e objetivo final sejam atingidos a UE tem publicado documentos com estratégias específicas para cada setor. A Farm to Fork (Do campo à Mesa) aborda a agricultura e os sistemas alimentares; Biodiversidade 2030 destinada à proteção aos ecossistemas, entre outras já publicadas e aquelas que estão por vir. Espera-se que todos os setores envolvidos em cada uma dessas áreas se adaptem a essas novas estratégias.
O impacto das mudanças na União Europeia deve ser global
Em um mundo globalizado, a decisão de um país afeta outros, com o Pacto Verde isso não será diferente, especialmente quando falamos de um bloco de países economicamente desenvolvidos como a UE.
Para a realização das estratégias propostas pelo Pacto também será necessário a implementação e adoção, pela comunidade internacional, de instrumentos e ferramentas adequadas que se combinem às metas e estratégias estabelecidas pela UE. Para informar melhor sobre o Pacto Verde Europeu e possíveis impactos ao Brasil, foi desenvolvido pela CropLife Brasil o material: Green DEAL: O Pacto Verde Europeu e a Agricultura Brasileira.
Download do material completo!