Home Notícias Evento Comida boa: do campo à mesa

Notícias

Evento Comida boa: do campo à mesa

Evento promovido pela CropLife Brasil vai contar como a produção de alimentos, em quantidade e com qualidade, desafia a pesquisa e agricultores do mundo todo. Acesse o vídeo completo AQUI

O mundo em que vivemos é cheio de contrastes, dicotomias e desigualdades. Quando pensamos em alimento, as diferenças entre as populações do planeta são gritantes. Há milhões de pessoas que não têm o que colocar no prato. Outros milhões, que já asseguraram o direito de acesso à alimentação, estão preocupados com a qualidade do que consomem.

Tecnicamente, alimento seguro é aquele que chega na nossa mesa livre de qualquer agente que ofereça risco à nossa saúde. Em outras palavras, um alimento sem contaminantes químicos e biológicos ou com resíduos abaixo dos limites que representam risco à saúde.

Dúvidas sobre como são produzidos os alimentos, se têm agrotóxicos, se podemos adoecer por conta do que comemos vêm ganhando espaço entre os consumidores. O fato é que, desde a pré-história quando o homem começou a colher e plantar cereais, vem selecionando plantas com características mais interessantes para o cultivo.  

O crescimento exponencial das populações trouxe a necessidade de produzirmos cada vez mais alimento, com menos área e a custos acessíveis.  A ONU – Organização das Nações Unidas – estima que o mundo tem hoje cerca de 820 milhões de pessoas subalimentadas. Ou seja, ainda estamos longe de garantir o acesso de todos à comida. 

Tecnologia e inovação garantem produtividade 

O uso tecnologias como defensivos agrícolas, fertilizantes e sementes geneticamente melhoradas aumentam a produtividade das lavouras, ou seja, a capacidade de produzir mais numa mesma área. Mais ainda, a inovação permite controlar pragas, doenças e ervas daninhas – que atrapalham o desenvolvimento dos cultivos – de forma cada vez mais racional e segura.

E a legislação brasileira que regula a análise e o registro dos defensivos agrícolas é extremamente rigorosa. Antes de chegar ao campo, todos esses produtos têm que passar pela avaliação de três ministérios: Saúde, Meio Ambiente e Agricultura.

Os protocolos têm como objetivos principais minimizar eventuais riscos à saúde humana, dos animais e ao meio ambiente. 

Para trazer mais informações sobre a segurança dos alimentos, vamos reunir especialistas no programa “Comida boa do campo à mesa”. Comandado pelo jornalista Zeca Camargo, o evento vai ao ar no dia 07 de Julho, no portal UOL, e contará com a participação do cientista político e presidente executivo da CropLife Brasil, Christian Lohbauer e da doutora em toxicologia, Cristiana Corrêa. O programa ficará no ar por 24 horas.