Comunicação, narrativa e confiança do agro são pauta no SP Innovation Week

Painel “O Agro que o Brasil não conta”, com participação da CropLife Brasil, discute desafios de traduzir inovação, segurança regulatória e rastreabilidade para a sociedade.

Foto: Danilo Lysei/ CLB

Os desafios de comunicação do agronegócio brasileiro e a necessidade de aproximar o setor da sociedade foram pautas no SP Innovation Week, festival global sobre tecnologia e inovação realizado entre os dias 13 e 15 de maio na capital paulista. Os temas estiveram no centro do painel “O Agro que o Brasil não conta”, realizado nesta quarta-feira (14), que reuniu especialistas da indústria para discutir possíveis entraves e caminhos que podem fortalecer a narrativa da produção agrícola e a confiança setorial, destacando a sustentabilidade e a inovação tecnológica, em um ambiente polarizado e sensível à percepção pública. A CropLife Brasil participou do debate.

“Se a principal autoridade sanitária do país [Anvisa] diz que o alimento brasileiro é seguro e isso não está sendo compreendido, então a gente precisa melhorar a nossa comunicação”, destacou o diretor de Defensivos Químicos da CLB, Arthur Gomes. Segundo a liderança, o país possui um sistema regulatório setorial rigoroso, mas pouco compreendido pelo senso comum. “Talvez a maior dificuldade seja como comunicar segurança regulatória de modo compreensível. Segurança não significa ausência abstrata de risco; significa avaliação, controle, monitoramento e uso correto de – e nisso, o Brasil é extremamente eficiente, sobretudo pelo rigor das leis aqui estabelecidas”.

Foto: Danilo Lysei/ CLB

Cerca de 80 pessoas assistiram ao painel. Além do representante da CLB, a mesa contou com participação do chief product officer da WMCCANN, Alexandre Braga, e o líder de Transformação da Bayer, Marcelo Neves; mediados pela head de operações da Ekantika Consultoria, Adriane Bernardet. Juntos, os especialistas apontaram a necessidade de diversificar linguagens e ferramentas para traduzir inovação, além de evidenciar autoridades, dados e protagonismo nacional, como mecanismos para fortalecer confiança do consumidor e transparência no setor. Entre os exemplos, foram citados práticas empresariais, segurança regulatória e eficiência produtiva brasileira.

Nesse universo, o diretor da CLB também analisou a certificação e a rastreabilidade como instrumentos capazes de organizar as informações. “A rastreabilidade gera informação. A certificação organiza e valida essa informação. Com isso, há ganho de confiança. E as boas práticas agrícolas dão substância a esse processo, porque mostram o conteúdo real por trás do certificado: uso correto de tecnologias, orientação técnica, manejo adequado, segurança do trabalhador, cuidado ambiental, produtividade e qualidade dos alimentos”, concluiu.

Foto: Danilo Lysei/ CLB

Festival

O Innovation Week é um festival global de tecnologia e inovação que, em 2026, aconteceu pela primeira vez na cidade de São Paulo-SP – maior polo econômico da América Latina. Segundo a organização, ao longo de três dias, o evento reuniu mais de 2 mil palestrantes em 30 conferências e 15 trilhas temáticas, além da participação de mil startups, 200 expositores e uma ampla agenda voltada à geração de negócios, mentorias, workshops, exposições e ativações imersivas. Realizado no Mercado Livre Arena Pacaembu e na FAAP, o SPIW 2026 conectou representantes de diversos setores, incluindo o agronegócio, em discussões sobre tecnologia, empreendedorismo, indústria, economia criativa, inteligência artificial e transformação social.

Rolar para cima