Agro brasileiro celebra legado verde na COP30

Evento realizado pela CropLife Brasil e ABAG evidencia contribuições em temas da agenda global e prestou homenagem ao deputado Arnaldo Jardim 

A CropLife Brasil e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) promoveram, nesta quinta-feira (19), evento celebrativo que evidenciou as principais contribuições do agronegócio brasileiro nos temas de clima, segurança alimentar e transição energética, trazidos pela 30ª Conferência das Partes da ONU – a COP30, em Belém-PA. O coquetel “Legado Verde: o Agro Brasileiro na Agenda Global” reuniu representantes de instituições públicas e privadas, indústria, academia, campo, jornalistas e autoridades do setor. A cerimônia foi uma homenagem ao deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania), pela sua trajetória e contribuição parlamentar na construção da agenda sustentável para o agro, pautada pela inovação, políticas públicas e compromissos com o meio ambiente.

Eduardo Leão, presidente da CropLife Brasil, apresentou a homenagem e destacou as participações do representante público no setor. “Há 20 anos que a gente solidifica esta amizade.  Arnaldo é daqueles líderes que honra uma vida pública e nos traz orgulho. Sua trajetória combina preparo técnico, visão estratégica e uma capacidade única de construir pontes. Se fossemos defini-lo numa palavra seria um deputado multitarefa. Ele faz diferença no agro, na energia, no meio ambiente, nos biocombustíveis e na mineração. Reconhecemos o seu compromisso na Câmara e trabalho excepcional. Obrigado por ser um diligente que cumpre e que faz a diferença, escuta, lidera e entrega”, congratulou Leão. Presente no discurso, Giuliano Alves, diretor do Instituto de Estudos do Agronegócio da ABAG, ressaltou a trajetória do parlamentar. “Em quatro mandatos de deputado estadual, cinco de deputado federal, secretário de educação e secretário de agricultura, uma vida inteira dedicada a carreira pública. E isso faz toda a diferença”.

Em seu agradecimento, o deputado Arnaldo Jardim agradeceu a todos os presentes e reforçou as conquistas do último ano, com a Lei de Bioinsumos e a recente modernização da Lei de Proteção de Cultivares, marcos de avanços do setor. “Nós acreditamos na ciência e festejamos ela. Nós temos um desafio e decidimos enfrentar, vocês, entidades que estão aqui, e nós todos juntos. Vamos mostrar que o agro é sustentável, o agro é inovador, que tem compromisso ambiental e que pode fazer produção e preservação, convivendo em harmonia. Nós estamos fazendo isso e estamos neste caminho vitoriosos dessa COP30, mostrando que o agronegócio tem compromisso com desenvolvimento, com as pessoas, com o país e que pode ser referência para o mundo todo”, discursou Jardim.

Ao todo, cerca de 60 convidados participaram do do coquetel. A cerimônia, recebeu apoio do Instituto Equilíbrio, Bayer, Syngenta e Koppert.

Rolar para cima