CropLife Brasil destaca os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou no fim do ano passado os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) de 2023. Nesta edição, foram analisadas 3.294 amostras coletadas em 76 municípios brasileiros. E assim como na avaliação de 2022, os resultados foram positivos.
O relatório destacou que apenas 0,67% de 3.294 amostras de alimentos analisadas apresentaram “risco potencial” à saúde humana.
O programa avalia a presença de resíduos de pesticidas em alimentos e o potencial de risco para a saúde humana. As amostras são coletadas nas prateleiras dos supermercados de todas as regiões do país e analisadas em laboratórios com métodos científicos reconhecidos internacionalmente.
A gerente de Monitoramento e Avaliação de Risco da Anvisa, Adriana Torres, explicou que para a análise a agência considerou 36 alimentos que representam a 80% do consumo desses alimentos no Brasil.
O diretor de Defensivos Químicos da CropLife Brasil, Arthur Gomes, destacou que os resultados demonstraram ausência de potencial risco crônico à saúde dos consumidores.
Ouça a matéria completa: