De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), agricultura sustentável envolve fatores como conservação do solo, da água e dos recursos genéticos animais e vegetais, conservação ambiental e uso de técnicas apropriadas, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis. O conceito de agricultura sustentável carrega métodos de produção eficiente de alimentos ao mesmo tempo que minimizam os impactos negativos sobre o meio ambiente e conservam a capacidade de produção agrícola das próximas gerações
O que são práticas agrícolas sustentáveis?
Práticas agrícolas sustentáveis são todas aquelas que buscam agir em harmonia com o meio ambiente, preservando a biodiversidade e produzindo dentro do que o ecossistema suporta de maneira saudável.
Algumas práticas agrícolas sustentáveis são, por exemplo, rotação de culturas, plantio conjunto e controle integrado de pragas, uso racional de defensivos, usar técnicas que garantam o uso eficiente da água, como a irrigação por gotejamento, conservação de áreas naturais para manter a diversidade biológica, entre outras.
Benefícios a longo prazo
A agricultura sustentável preza pela preservação de recursos naturais. Por isso, alguns benefícios dessa prática são:
- Promover a conservação do solo, a gestão eficiente da água e a proteção da biodiversidade;
- Aumentar a tolerância dos sistemas agrícolas às mudanças climáticas;
- Garantir a segurança alimentar das próximas gerações, uma vez que preserva a capacidade ambiental de produção de alimentos para o futuro.
Como funciona a agricultura sustentável
A agricultura sustentável funciona por meio da aplicação de práticas agrícolas que unam produtividade para suprir as demandas atuais por alimentos, fibras e energia com a preservação ambiental.
A importância do manejo responsável dos recursos naturais
Manejo sustentável é aquele em que a exploração do ambiente se dá de maneira a garantir a continuidade da oferta dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável. Por isso, é importante ter um planejamento do uso desses recursos e da área onde serão aplicados de forma a garantir que as futuras gerações ainda tenham acesso a esses insumos naturais.
Benefícios nas práticas agrícolas sustentáveis para o futuro do agronegócio
Práticas de agricultura sustentável buscam a preservação de recursos naturais e melhor utilização de insumos agrícolas. Isso garante a constante oferta desses recursos para o futuro, além de colaborar para a melhoria da agricultura na atualidade, uma vez que colabora com a melhoria do solo, uso correto de defensivos agrícolas e caminha de acordo com exigências do mercado global.
Adoção de práticas agrícolas sustentáveis que preservam o solo e a água
A agricultura sustentável preza pelo uso eficiente e racional dos recursos naturais. Por isso, são adotadas práticas agrícolas que preservem o solo e a água, tais como plantio direto – o cultivo de plantas agrícolas sob os restos vegetais do cultivo anterior, evitando assim o revolvimento do solo -, rotação de culturas – alternância entre o que é plantado numa mesma área, evitando o desgaste nutricional do solo e seu desequilíbrio químico e biológico -, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) – uma forma mais complexa de rotação de cultura – preservação das áreas de preservação permanente e áreas ripárias e retorno da matéria orgânica.
Sequestro de carbono
Sequestro de carbono na agricultura são técnicas de plantio que capturam e armazenam dióxido de carbono atmosférico nas plantas e no solo, reduzindo sua concentração na atmosfera e mitigando os efeitos das mudanças climáticas. Muitas práticas da agricultura sustentável são baseadas no sequestro de carbono, como a agrossilvicultura e o plantio direto.
Resiliência às mudanças climáticas e adaptação contínua
A agricultura sustentável é muito importante para a mitigação dos efeitos da mudança climática uma vez que combina práticas que aumentam a tolerância dos sistemas agrícolas a essas mudanças.
Principais práticas agrícolas sustentáveis aplicadas no Brasil
No Brasil, as principais práticas de agricultura sustentável são: plantio direto, rotação de culturas, uso de tecnologias de precisão, integração lavoura-pecuária-floresta, manejo integrado de pragas, conservação de áreas de preservação permanente e a utilização eficiente da água.
Rotação de culturas
A prática consiste em alternar espécies de culturas em um mesmo terreno, numa sequência planejada de cultivo de diferentes culturas, preferencialmente com sistemas de raízes diferentes entre si onde cada espécie desenvolve um efeito residual positivo para o solo e para o meio ambiente ou para a cultura sucessora. Essa técnica ajuda a controlar doenças e pragas, melhora a qualidade do solo, contribui para aumento do carbono nos solos e a diminuição de perdas por lixiviação de nutrientes solúveis na forma de nitrato.
Plantio direto
O plantio direto é uma técnica de cultivo em que o plantio é feito sem correção como etapas de preparo convencional e de gradagem. Nessa técnica, o solo é mantido sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais para proteger o solo de cobertura direta das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica.
Manejo Integrado de Pragas
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) pode ser definido como o uso de várias técnicas, baseadas na ciência, no combate às pragas nas lavouras. O MIP é capaz de preservar e aumentar os fatores de mortalidade natural, mantendo a população da praga em níveis abaixo daqueles capazes de causar dano econômico.
Uso eficiente da água e irrigação inteligente
A agricultura sustentável faz uso de técnicas de irrigação inteligente para um uso mais eficiente da água. Um exemplo são técnicas de irrigação por gotejamento e microaspersão, que ajudam a reduzir o uso excessivo de água no plantio.
Sistemas de irrigação inteligente são pensados para garantir uma irrigação mais eficiente e sustentável, empregando tecnologias avançadas para otimizar o uso da água e garantir que as culturas recebam a quantidade certa de umidade que precisam.
Agricultura de precisão e tecnologias digitais
Agricultura de precisão é baseada na coleta de dados e informações sobre as condições agrícolas do terreno de cultivo. São analisados dados como solo, clima, plantas e animais para auxiliar na tomada de decisões sobre o cultivo de maneira mais inteligente e eficiente.
Uso responsável de defensivos agrícolas
A agricultura sustentável preza pelo uso responsável de defensivos agrícolas. O uso responsável desses insumos muitas vezes está associado a técnicas de Manejo Integrado de Pragas, além de uma utilização correta e criteriosa dos defensivos, com descarte certo das embalagens e insumos de procedência confiável.