Home Perguntas frequentes Os agroquímicos são testados?

Perguntas frequentes

Os agroquímicos são testados?

Sim. Os agroquímicos são extensivamente testados para garantir sua segurança para as pessoas, animais e o meio ambiente. Testes são realizados para avaliar uma série de potenciais efeitos adversos em seres humanos e no meio ambiente. Esses levam em consideração o potencial de janelas de exposição sensíveis (por exemplo, gravidez e puberdade) e populações vulneráveis (mulheres grávidas ou amamentando, pessoas muito jovens ou muito velhas), assegurando altas margens de segurança. 

Os produtos atualmente disponíveis são o resultado de muitos anos de testes e pesquisa científica. Além disso, a indústria de defensivos químicos e as agências governamentais que regulam os defensivos continuamente os revisam e monitoram para identificar possíveis efeitos à saúde. De fato, são necessários mais testes para pesticidas do que para produtos farmacêuticos.

Os fabricantes devem seguir critérios muito rigorosos para o desenvolvimento de produtos, pelos quais uma média de 160.000 moléculas químicas são analisadas e aquelas com potenciais efeitos negativos são descartadas desde o início. Por isso, os agroquímicos estão entre os produtos mais testados e regulamentados do mundo.