Governança

Na CropLife Brasil, transparência, ética e responsabilidade estão presentes em todas as operações. As práticas são guiadas por princípios sólidos, que visam promover a sustentabilidade em todas as atividades internas e em todos os segmentos da indústria agrícola.

A associação busca uma gestão confiável, baseada na excelência e orientada para o futuro.

Estrutura organizacional

Conselho de administração

Comitê de Ética e Compliance
Germoplasma

Regulatório

Biotecnologia

Regulatório

Químicos

Regulatório

Bioinsumos

Regulatório

Diretor executivo - Comitês Transversais

Comunicação
Sustetabilidade e Stewardship
Relações Institucionais
Jurídico
Propriedade intelectual
Combate a produtos ilegais
Assuntos econômicos

As prioridades de trabalho da CropLife Brasil são estabelecidas pelos membros representantes das 4 Câmaras Setoriais e seus respectivos diretores. Seus representantes podem constituir Comitês Regulatórios e Grupos de Trabalho visando atender às demandas das Câmaras. As ações relacionadas às prioridades temáticas de cada Câmara Setorial são apoiadas pelos 7 Comitês Transversais cujo objetivo é discutir, analisar e avaliar os diferentes temas tratados no âmbito da instituição de forma mais específica e com profundidade.  

COMPOSIÇÃO:
Adicione o texto do seu título aqui
CONSELHO FISCAL:

Programa de Integridade

O Programa de Integridade da CropLife Brasil é a ferramenta utilizada para nortear a condução das nossas atividades de acordo com os nossos valores, a fim de proteger os interesses dos nossos associados, bem como salvaguardar um dos nossos bens mais preciosos: a reputação.

Para isso, a CLB definiu três pilares:

Objetivo: reforçar o compromisso da CropLife Brasil em manter os mais elevados padrões de integridade, ética e governança ao estabelecer diretrizesde prevenção e combate à corrupção, para garantir a sustentabilidade a proteção da reputação da entidade no exercício de suas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de germoplasma, biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos, a fim de promover a inovação e o manejo integrado das tecnologias no campo.

Acesse aqui a íntegra do documento.

Objetivo: assegurar que todos os colaboradores e associados da CropLife Brasil compreendam as diretrizes antitruste nela estabelecidas, sobretudoem relação à Lei de Defesa da Concorrência (Lei no 12.529/2011).

Acesse aqui a íntegra do documento.

Objetivo: estabelecer diretrizes para o cumprimento das regras de convivência no contexto da associação para a construção de uma reputação ética, sólida, de acordo com as melhores práticas do setor agrícola; além de dirimir questões relacionadas à segurança de seus funcionários e associados; conferir transparência no exercício de seu objeto social; e garantir o sigilo das informações protegidas pela confidencialidade no âmbito associativo.

Acesse aqui a íntegra do documento.

Pacto Global

Atualmente a CLB está em três iniciativas do Pacto Global da Organização das Nações Unidas. A iniciativa voluntária é uma chamada para as empresas de todo o mundo alinharem suas operações e estratégias aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 21 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 65 redes locais, com abrangência e engajamento em 162 países

A CropLife Brasil é apoiadora institucional da iniciativa que fomenta e estimula ações baseadas em princípios e valores éticos, comprometidos com as melhores práticas de prevenção e combate à corrupção no setor.

Saiba mais em:Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria

A iniciativa busca o desenvolvimento de soluções de combate à corrupção, de promoção da transparência, da governança e da integridade, além de formação de parcerias, articulações e diálogos construtivos entre pessoas e empresas participantes para a construção de uma sociedade pacífica e sustentável.

Saiba mais em:Ação contra a corrupção – Pacto Global

A iniciativa promove o engajamento de instituições, lidera iniciativas e projetos para impulsionar e acelerar esforços para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS relacionados à cadeia de alimentos e agricultura.

Saiba mais em:Ação pelo agro sustentável – Pacto Global

CANAL DE DENÚNCIAS

Visando garantir o cumprimento do Programa de Integridade, a CropLife Brasil atualmente conta com um canal de denúncias independente, garantindo a anonimidade, confidencialidade e exclusividade no tratamento das demandas recebidas, considerando o dever de confidencialidade e garantindo o sigilo necessário ao longo do processo.

O Canal de Denúncia da CropLife Brasil é um ambiente exclusivo, confidencial e objetivo para a formalizar relatos de condutas incompatíveis com a legislação e valores éticos e institucionais da associação. O espaço é disponibilizado para colaboradores, fornecedores, associados e parceiros efetuarem, de forma confidencial, e se desejada, anônima, a denúncia de conduta não conforme com uma atuação ética, íntegra e transparente com os valores da CLB, acerca do Código de Conduta, Políticas de Integridade e/ou da Legislação vigente, assegurando a proibição de atos de corrupção, fraude e demais irregularidades previstas na Lei nº 12.846/2013 – Lei Anticorrupção.

As informações serão recebidas por uma empresa independente e especializada no recebimento e tratamento de questões éticas, assegurando sigilo absoluto e não retaliação ao denunciante. Para melhor entendimento da situação, solicita-se o fornecimento do máximo de detalhes e informações, como por exemplo datas aproximadas, locais, nomes e valores envolvidos, entre outros, para que a apuração seja mais rápida e efetiva. As denúncias também podem ser enviadas para o e-mail croplifebrasil@aloetica.com.br.

A CropLife Brasil segue a legislação vigente referente ao tratamento e proteção de dados pessoais eventualmente compartilhados quando da apresentação de uma denúncia, sendo utilizados única e exclusivamente para apuração dos fatos enquanto durar o processo, além de consolidações estatísticas. Ao prosseguir neste site, você indica que está de acordo com o fornecimento e tratamento de dados, que serão utilizados unicamente para as finalidades acima indicadas.

Rolar para cima

Comitê de Ética e Compliance

Tem por finalidade fiscalizar o cumprimento das regras estatutárias, legais e éticas da associação, bem como promover o aconselhamento e ações voltadas às boas práticas de governança corporativa, além de ser o órgão responsável por avaliar e endereçar eventuais denúncias externas, proferindo recomendações ao Conselho de Administração.

Membros: Sumitomo, Basf, Bayer e Barenbrug.

Comitê de Germoplasma

Tem por finalidade debater sobre os assuntos prioritários referentes à pesquisa e desenvolvimento de produtos de germoplasma para uso comercial na agricultura brasileira e mercado mundial. O comitê também é responsável por discussões sobre logística reversa, marcadores moleculares e ocorrência de anomalias na soja no estado do Mato Grosso.

Comitê de Relações Governamentais

Tem por finalidade tratar de questões prioritárias para articulação da associação com os stakeholders no setor privado e público.

Comitê de Propriedade Intelectual

Tem por finalidade debater normas, tendências e práticas relacionadas à propriedade intelectual no setor agrícola brasileiro. O comitê também discute sobre patentes, cultivares, proteção de dados regulatórios, royalties, Tratado de Budapeste e Acordo de Escazú.

Comitê de Assuntos Econômicos

Tem por finalidade acompanhar as ações públicas e privadas do andamento de mercado, legislação tributária e operações de comércio exterior.

Comitê Regulatório de Biológicos

Tem por finalidade o monitoramento das tendências e desenvolvimento de atividades no ambiente regulatório para o registro de bioinsumos agrícolas no Brasil. O comitê também é responsável por posicionar a indústria frente à regulamentação dos bioinsumos, discutir novas legislações e procedimentos requeridos pelos órgãos federais e estaduais, além de identificar oportunidades e proposição de melhorias técnicas visando a celeridade das aprovações e a previsibilidade e transparência nos procedimentos regulatórios.

Comitê de Combate a Produtos Ilegais

Tem por finalidade reduzir o market share de produtos ilegais e seus efeitos prejudiciais à cadeia produtiva do agro, à economia nacional, à saúde e ao meio ambiente. O comitê busca incentivar a fiscalização e a repressão às diversas modalidades de ilegalidades por meio de cooperações e parcerias com entidades públicas e privadas, realizando ações de apoio aos órgãos públicos na identificação, apreensão e destinação adequada de produtos ilegais e busca informar e conscientizar, produtores e distribuidores sobre os malefícios e prejuízos decorrentes da aceitação, utilização e comercialização destes produtos.

Comitê Jurídico

Tem por finalidade prestar suporte, discutir temas e estratégias, bem como endereçar demandas de cunho jurídico, de forma a atender todas as divisões, bem como os órgãos deliberativos da associação.

Comitê de Biotecnologia

Tem por finalidade discutir e apoiar as ações relacionadas às questões técnico regulatórias de biotecnologia no âmbito do Governo Federal. O comitê também é responsável por discutir estratégias visando aprovação de culturas e produtos derivados da biotecnologia em países e regiões relevantes em importação de produtos brasileiros.

Comitê Regulatório de Defensivos Químicos

Tem por finalidade discutir sobre regulamentação para moléculas novas e monitorar as atividades dos órgãos reguladores para a adoção de critérios de avaliação técnico-científica. O comitê também debate sobre questões relacionadas à segurança do consumidor; Avaliação do Risco Ocupacional, Avaliação do Risco Toxicológico e Métodos Alternativos em Toxicologia.

Comitê de Comunicação e Imagem

Tem por finalidade discutir estratégias de melhoria da imagem e reputação do setor de tecnologia e inovação agrícola. O comitê também é responsável por debater sobre as campanhas que serão desenvolvidas e elaboração de mensagens setoriais.