Experiência imersiva leva conhecimento em boas práticas e logística reversa no Dia Nacional do Campo Limpo 2025

CropLife Brasil e Sistema Campo Limpo celebraram data com programação interativa em Guariba-SP; Edição reinaugurou Museu nacional de logística reversa de embalagens.

São Paulo, 18 de agosto de 2025 – Em celebração ao Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), a CropLife Brasil e o Sistema Campo Limpo promoveram nesta segunda-feira (18) um dia de experiência imersiva em boas práticas agrícolas em Guariba, região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Com programação interativa dedicada a vivência no campo e mostra dos resultados alcançados pelo trabalho de logística reversa, a 21ª edição da data marcou também reinauguração do Museu do Sistema Campo Limpo, que estava fechada para reforma e expansão.

Em seu discurso de abertura, Eduardo Leão, presidente da CropLife Brasil, celebrou o comprometimento do Sistema Campo Limpo com a sustentabilidade, sendo exemplo de logística reversa no Brasil e no mundo. “Entre as funções da CropLife na representação das tecnologias agrícolas, está exatamente trabalhar sobre o fomento de boas práticas agrícolas. E para reforçar esse compromisso, estamos fazendo um circuito interativo prático para que todos aqui presentes possam apreciar quatro módulos de nossas Boas Práticas Agrícolas, inclusive sobre logística reversa”, explicou sobre a experiência imersiva.

[Foto: Renata Meliga/CLB]
A cerimônia paulista do DNCL 2025 reuniu mais de 100 participantes entre autoridades, produtores rurais, agricultores, estudantes, parceiros CropLife Brasil e InpEV. Na solenidade, a CropLife Brasil lançou a sua nova landing page de Logística Reversa, penúltima etapa da Campanha de Boas Práticas Agrícolas vigente. Também, o Sistema Campo Limpo celebrou a marca de 800 mil toneladas embalagens vazias de defensivos químicos destinadas ambientalmente de forma correta.

Entre os presentes, estiveram o prefeito de Guariba, Dr. Francisco Dias Mançano Junior, o vice-prefeito Daniel Louzada, do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Guilherme Campos Júnior, e a chefe da Divisão da CATI Jaboticabal, Fabiana Ferreira da Costa Gouveia, que representou o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai. Também participaram Chiquinho Matturro, presidente executivo da Rede ILPF e diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, e Guilherme Tessari Rocca, presidente do Sindicato Rural de Guariba.

[Foto Danilo LyseiCLB]

Experiência imersiva

Para a imersão nas boas práticas agrícolas, a CLB disponibilizou uma trilha com 4 postos interativos. Neles, equipes técnicas da entidade apresentaram informações sobre logística reversa de embalagens, integração sustentável entre agricultura e polinizadores, habilitação de agricultores e aplicadores pelos módulos do CropLife Conecta e combate à ilegalidade de defensivos e sementes piratas. A iniciativa teve como objetivo entregar conhecimento e experiência sobre uso correto de tecnologias no campo, preservação ambiental e responsabilidade compartilhada.

Nas estações, houve participação de apicultores de abelhas e mostra de defensivos químicos piratas, resultado de apreensão de produtos ilegais [Foto: Danilo Lysei/CLB]
Nilto Mendes, gerente de Combate a Produtos Ilegais da CropLife, ressaltou a importância de trazer materiais aos produtores para que eles tenham a percepção do quanto a falsificação pode enganá-los no dia a dia, se não fizerem a aquisição em locais com registro para funcionamento. “Hoje trouxemos amostras de embalagens, rótulos, tampas e bulas de produtos falsificados, relacionadas a defensivos químicos. A trilha do conhecimento nos permite compartilhar informações sobre o mercado ilícito de insumos agrícolas de um modo geral e a CropLife tem uma equipe que direciona esforços para alertar a sociedade a identificar e não adquirir tais produtos”.

[Foto Danilo LyseiCLB]
Já no posto dedicado a habilitação pelo curso Aplicador Legal, Bruna Emanuela, analista de Boas Práticas Agrícolas da CLB, explicou que a intenção é mostrar que boas práticas devem ser levadas ao campo. “Aqui a intenção é ajuda-los a se cadastrar gratuitamente na plataforma Conecta, mostrar como inicia o treinamento, que tem duração de cerca de 3 horas, e facilitar o acesso para que eles tenham esse acesso na palma da mão”, detalhou.

Em relação à coexistência da agricultura com polinizadores, o Dr. Heber Luiz Pereira, zootecnista e apicultor consultor do A.B.E.L.H.A. para CropLife Brasil, trouxe que o objetivo é expor as práticas da coexistência, que trazem benefícios tanto para os cultivos quanto para ao meio ambiente. “Trouxemos aqui EPIs para o trabalho na apicultura, uma colmeia expositiva com imagens de abelhas e favos, outros dois tocos de madeira com furos e ninhos de abelhas de hábito solitário e o ninho de abelhas nativas sem ferrão”, detalhou sobre o posto.

Museu nacional de logística reversa

A 21ª edição do DNCL promoveu ainda a reinauguração do Museu do Sistema Campo Limpo, espaço acervo dos principais marcos do Sistema nacional de logística reversa e sede da primeira central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, construída no município paulista na década de 1990.

[Foto Danilo LyseiCLB]
Para Marcelo Okamura, diretor-presidente do InpEV, a reinauguração representa mais do que uma celebração. “A reinauguração do Museu em Guariba, justamente no Dia Nacional do Campo Limpo, é um marco simbólico que reforça o valor da nossa história coletiva. Foi aqui que tudo começou, com um projeto pioneiro que uniu agricultores, cooperativa, indústria e poder público em torno de uma causa ambiental. Hoje, queremos inspirar novas gerações a entenderem seu papel na construção de um agro cada vez mais sustentável”, considerou.

O primeiro andar do museu conta com uma linha do tempo da história do Sistema e dados de impacto da logística reversa [Foto: Danilo Lysei/CLB]
O novo espaço traz painéis, jogos e conteúdos digitais que ilustram de forma didática a logística reversa de resíduos e a economia circular. Moderno, educativo e sensorial, os principais destaques da obra estão na habilitação do museu com recursos de acessibilidade – como pisos táteis, elevador, texturas, sonorização e sinalização em Braille – e na entrega de grande painel com conteúdo audiovisual.

Já o segundo andar, conta com espaço de gamificação, maquete com o caminho da embalagem e estação com painel de vídeo [Foto: Danilo Lysei/CLB]
A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet regulamentada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com gestão e coordenação da Coppo Consultoria e Projetos, que também realiza a ação com o apoio do inpEV e patrocínio da Schütz Vasitex e Campo Limpo Reciclagem.

Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo é uma mobilização nacional do setor agrícola em prol da sustentabilidade. Com ações por todo o mês de agosto, a data destaca o compromisso coletivo entre agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público – elos que integram o Sistema Campo Limpo – na construção de um agro mais responsável e correto.

Rolar para cima