CropLife Brasil lança plataforma de educação para ampliar capacitação no setor agrícola

CropLife Conecta vai oferecer cursos e treinamentos à distância para diferentes perfis de profissionais do agro

 

Os desafios para o setor agrícola brasileiro se consolidar como referência global em produtividade e sustentabilidade são cada vez maiores. Com os avanços tecnológicos, as novas exigências do mercado e a necessidade de adotar boas práticas no campo, investir em qualificação profissional tornou-se um diferencial competitivo. Para atender a essa demanda, a CropLife Brasil lança o CropLife Conecta, uma plataforma de ensino à distância que democratiza o acesso ao conhecimento com treinamentos voltados a diferentes perfis de profissionais do setor, incluindo produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes.

A proposta do Conecta é acompanhar as transformações nas lavouras e oferecer conteúdos atualizados sobre novas tecnologias, uso eficiente de insumos, técnicas de Manejo Integrado de Pragas (MIP), destinação correta de embalagens e outras práticas que minimizam impactos ambientais e garantem maior eficiência produtiva. Além de capacitar, a plataforma busca conectar todos os agentes da cadeia produtiva, promovendo uma verdadeira transformação no setor por meio da educação.

Os cursos estarão disponíveis em diferentes formatos, como apostilas e videoaulas, e permitem que os profissionais escolham a melhor forma de aprendizado. Um dos diferenciais é a possibilidade de acesso aos treinamentos a qualquer hora, sem a necessidade de conexão à internet, por meio do aplicativo que estará disponível nas lojas Google Play e Apple. Os cursos oferecem, ainda, certificação, o que garante reconhecimento profissional e agrega valor ao currículo dos participantes.

Para o presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão, o Conecta reforça o compromisso do setor com a educação e com a promoção de práticas agrícolas mais responsáveis e sustentáveis. “Ao fornecer conteúdo educativo de qualidade, a plataforma contribui para desmistificar a indústria, mostrando, por exemplo, que os defensivos químicos e biológicos, quando usados corretamente, são ferramentas valiosas para uma agricultura sustentável, eficiente e segura. Esse alinhamento reforça a missão, o propósito e os valores da CropLife Brasil ao trabalhar de forma transparente e ética, promovendo boas práticas no uso de tecnologias agrícolas”.

Aplicador Legal

O primeiro treinamento disponível no Conecta é o “Aplicador Legal”, voltado para a habilitação de aplicadores de defensivos agrícolas. O curso traz conteúdos sobre  as melhores práticas para o uso desses produtos, abordando a dosagem correta, momento ideal para aplicação, técnicas para evitar o impacto ambiental e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A capacitação atende à Portaria 410 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que determina a certificação de todos os aplicadores em território nacional. A expectativa é que até o fim do ano, 100 mil produtores realizem o treinamento pelo Conecta. De acordo com censo IBGE de 2017, 1,7 milhão de produtores usaram pesticidas, crescimento de 20,4% em relação a 2006, o que reforça a necessidade dessa qualificação. 

Para Claudia Quaglierini, gerente de Sustentabilidade e Stewardship da CLB, a capacitação contínua é determinante para a produtividade no campo. “A falta de conhecimento sobre novas tecnologias e técnicas agrícolas pode resultar em baixa produtividade e eficiência, o que afeta a rentabilidade dos agricultores. O Conecta vem, justamente, oferecer essa qualificação, para que os agricultores aprendam a usar os insumos de forma eficiente, com técnicas para aumentar a produtividade e a adotar práticas de alta performance para melhorar os rendimentos”, complementou. 

A gerente explica, ainda, que a conformidade com as regulamentações ambientais e de segurança, assim como a obtenção de certificações de produtos, pode ser um processo complexo. Daí a importância dos treinamentos, que orientam sobre os processos de produção e as normas nacionais e internacionais.

“O setor agrícola está em constante evolução, e muitos agricultores não têm acesso a programas de capacitação contínua para se manterem atualizados com as mudanças no mercado, novas tecnologias, ou abordagens de gestão. O grande diferencial é que a plataforma vai oferecer esse curso à distância e os alunos poderão acessar os cursos no melhor momento, sem necessidade de estar conectados à internet”, ressaltou.  

Capacitação interna

Além dos cursos voltados ao setor produtivo, o Conecta também oferecerá treinamentos internos, para a equipe da CLB. Nesta primeira etapa, a capacitação será sobre o Programa de Integridade da associação, desenvolvida pelo Departamento Jurídico e Comitê de Ética e Compliance

Para a Gerente do Jurídico da entidade, Amanda Lima, essa iniciativa fortalece a cultura organizacional. “O setor lida com diversos desafios, e por este motivo, os treinamentos podem auxiliar nas atividades do dia a dia dos colaboradores, replicando conhecimento, disseminando informações e guiando a atuação sempre de forma ética, íntegra e respeitosa”, destacou.

Expansão

Nos próximos meses, há previsão de disponibilizar novos cursos no Conecta, garantindo que a plataforma seja uma referência na formação de profissionais para o futuro da agricultura brasileira. O planejamento inclui uma capacitação voltada à identificação e rastreabilidade  de insumos ilegais, com foco na mitigação de riscos. Parte da demanda por esse tipo de produto tem origem no desconhecimento e, consequentemente, na falta de capacitação do produtor rural sobre o mercado ilícito e impactos negativos que podem causar ao meio-ambiente, à produtividade agrícola e à saúde de trabalhadores rurais, consumidores, animais de criação e fauna silvestre.

“O produtor rural pode e deve ser um parceiro na manutenção das novas tecnologias, preservação do meio-ambiente e mitigação da insegurança alimentar, que são grandes desafios do setor agrícola brasileiro. Ao adquirir e usar somente produtos legítimos e certificados ele contribui para o setor como um todo: preserva vidas, busca um mundo mais verde, contribui com o crescimento econômico brasileiro,  valoriza o agronegócio e soma os esforços da indústria pela adoção de boas práticas”, destacou Nilto Mendes, gerente de combate à ilegais da CLB.

 Clique aqui e conheça a plataforma.

Rolar para cima