CropLife Brasil e presidente do Inpi debatem sobre inovações no setor agrícola

Representantes do instituto e da diretoria da associação discutiram sobre desafios e oportunidades do sistema de PI no país

CropLife Brasil e presidente do Inpi debatem sobre inovações no setor agrícola
Representantes do Inpi compareceram à reunião à convite do Comitê de Propriedade Intelectual da CLB

Com o objetivo de promover debates sobre a importância da propriedade intelectual no setor de insumos agrícolas, a CropLife Brasil recebeu, na última quarta-feira (29), o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Júlio César Castelo Branco Reis Moreira. O encontro realizado na sede da CLB, em São Paulo, foi promovido pelo Comitê de Propriedade Intelectual da entidade e reuniu representantes da diretoria e das empresas associadas para discutir desafios e oportunidades do sistema de PI no país.

Durante a reunião, foram debatidos pontos importantes para a PI, como os desafios ligados à eficiência e qualidade do exame de títulos de propriedade industrial no Brasil, disseminação do uso estratégico da PI, integração ao sistema internacional de PI, e governança e gestão do Inpi.

Além do presidente do INPI, participaram do encontro o coordenador-geral de Planejamento e Gestão Estratégica do instituto, Pedro Areas Burlandy, e a coordenadora de Relações Institucionais do INPI São Paulo, Camila Chaves Santos. Representando a CLB, estiveram presentes o presidente Eduardo Leão, o diretor de Defensivos Químicos, Arthur Gomes, a diretora de Germoplasma e Biotecnologia, Catharina Pires, o gerente-executivo, Renato Gomides, a gerente do Jurídico, Amanda Lima, e a advogada e líder do Comitê de PI, Maria Luiza Barros da Silveira .

O presidente da CLB, Eduardo Leão, ressaltou a importância do INPI no fomento à inovação no país, especialmente no setor agrícola. “O trabalho do Inpi é essencial para um sistema saudável de PI, que incentiva o desenvolvimento de novos produtos, que, por sua vez, proporcionam uma melhora na qualidade de vida geral, aumentando inclusive níveis de produção rural como temos visto no Brasil nos últimos 50 anos”, comentou Eduardo.

Já o presidente do Inpi, Júlio César Castelo Branco Reis Moreira, destacou a relevância do diálogo e apontou os desafios do sistema brasileiro de PI. “O Inpi está empenhado para atender cada vez melhor as demandas dos usuários do sistema de propriedade industrial no Brasil, com o objetivo de estimular a inovação e atrair investimentos para o país”, ressaltou o dirigente.

Comitê de Propriedade Intelectual

O Comitê de Propriedade Intelectual da CropLife Brasil reúne especialistas de diferentes áreas das empresas, desde biólogos a advogados. O grupo discute temas relacionados à inovação no agro, propriedade industrial, proteções sui generis, processamento de pedido de patentes, dentre outros.

“Este tipo de reunião entre CLB e INPI é uma iniciativa essencial para aprimorar cada vez mais a comunicação e o trabalho conjunto entre sociedade civil e órgãos públicos em prol de objetivos comuns. No setor de insumos agrícolas, no qual a inovação é peça chave, a interlocução com o Inpi é essencial, já que é o órgão que analisa em primeira mão novas tecnologias, sendo responsável por reconhecer direitos relacionados à propriedade industrial. As patentes, por exemplo, são títulos importantíssimos para que o ciclo de inovação continue funcionando bem”, comentou a líder do Comitê de PI da CLB, Maria Luiza Barros da Silveira.

Rolar para cima