Encontro reuniu representantes de diferentes áreas do setor agrícola para apresentação de pesquisas e cases de sucesso

A importância da gestão responsável no desenvolvimento de produtos de biotecnologia agrícola foi tema de workshop promovido pela CropLife Brasil (CLB) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nesta segunda-feira (24). O evento “Stewardship de Produtos de Biotecnologia Agrícola” foi uma ideia conjunta das duas instituições e abordou temas como o que é stewardship, desenvolvimento e desafios em biotecnologia agrícola e a importância de práticas de boas práticas no mercado nacional e global. O workshop aconteceu de maneira híbrida e reuniu, ao todo, 160 participantes, entre pesquisadores, representantes da indústria agrícola e parceiros internacionais.
“Esse workshop foi desenvolvido em parceria entre Croplife e Embrapa, com objetivo de juntos compartilharmos experiências e boas práticas no tema gestão responsável em biotecnologia. Hoje reunimos aqui na Embrapa, indústrias, pesquisadores e cadeia exportadora para discutirmos os atuais desafios nessas áreas. Compartilhar nossas experiências, cases de sucesso e desafios ainda não solucionados faz com que possamos avançar juntos, rumo a um agro cada vez mais produtivo e sustentável”, explicou a diretora de Biotecnologia e Germoplasma da CLB, Catharina Pires.
O diretor-executivo da Embrapa, Clenio Pillon, reforçou a importância de debater os atuais desafios da agricultura e colocar o setor como provedor de soluções para as mudanças climáticas. “Aqui, o foco do evento é que possamos trabalhar com transparência, ética e responsabilidade e, quando falamos disso, não estamos falando somente das soluções que são disponibilizadas, mas do próprio processo de criação dessas soluções. É fundamental mostrarmos para a sociedade o que estamos trabalhando e como estamos produzindo, com que nível de responsabilidade socioambiental e ética”, pontuou.
Com cinco palestras, o workshop promoveu uma imersão nas temáticas. A programação foi dividida nos temas inovação, desenvolvimento e desafios em biotecnologia agrícola, programa de gestão responsável de produtos vegetais derivados de biotecnologia, gestão responsável de produtos de biotecnologia agrícola, importância das práticas de stewardship no mercado global de produtos de biotecnologia agrícola e importância de práticas de stewardship no manejo de resistência de insetos de produtos de biotecnologia agrícola.

O diversos temas debatidos ao longo do evento foram apresentados pelos pesquisadores da Embrapa, Carlos Arrabal, Marcelo Fernandes e Adeney Bueno, o CEO do Global Stewardship Group, Chris Holdgreve, a gerente de Assuntos Regulatórios da CTC, Adriana Gianotto, o coordenador de Assuntos Regulatórios da FuturaGene, Alexandre Manoeli, a responsável pela Gestão Responsável de Sementes e Produtos Biotecnológicos da Corteva, Bruna Marchesi, o gerente de Stewardship de Sementes e Traits da Bayer, Gabriel Pinheiro, o head de Stewardship de Sementes e Traits da Bayer da Basf, Odnei Fernandes, o diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Abiove, Daniel Furlan, a consultora na área de Comunicação em Boas Práticas Agrícolas, Adriana Brondani, e a diretora de Biotecnologia e Germoplasma da CLB, Catharina Pires.