Documento institucional reúne 5 propostas de temas considerados essenciais nas negociações em Belém-PA e é endereçado ao Governo Federal.

São Paulo, 05 de novembro de 2025 – A CropLife Brasil, representante da indústria especializada em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de soluções agrícolas de germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e bioinsumos, apresenta o posicionamento setorial à 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A publicação reúne cinco propostas sólidas de temas considerados essenciais das negociações na COP30, a ser realizada em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro, reafirmando o compromisso do setor com a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável. O documento é endereçado ao Itamaraty.
“O Brasil chega à COP30 com a responsabilidade e a oportunidade de mostrar que produtividade, inovação e conservação podem e devem caminhar juntas. E a consolidação deste documento destaca como o setor pode colaborar com o governo brasileiro e com as discussões oficiais da Conferência, levando evidências e recomendações técnicas, sobretudo do papel da complementariedade tecnológica na agricultura tropical sustentável. O agro brasileiro tem condições de liderar a transição do país para uma agricultura de baixo carbono”, destacou o diretor-presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão.
O posicionamento da CLB mergulha na pactuação colaborativa entre os elos da cadeia produtiva. As propostas englobam: o Roadmap Baku-Belém; realização de ações climáticas em agricultura e segurança alimentar pelo grupo Sharm el-Sheikh; definição de métricas para a Meta Global de Adaptação conforme UAE Framework; estabelecimento do Programa de Trabalho sobre Transição Justa no que tange energia, força de trabalho e aspectos socioeconômicos; e implementação e aprofundamento na agenda de ações da Presidência da COP30.
A conferência deste ano ocorre em momento simbólico, que marca os dez anos do Acordo de Paris, acordo multilateral que visa limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Neste sentido, a CropLife Brasil entende que a agenda de ação e a realização da Conferência no país precisa canalizar a implementação de projetos, orientar financiamento e promover cooperação internacional. O multilateralismo permanece sendo instrumento eficaz para enfrentar a crise climática, cuja causa e soluções são essencialmente globais.
Painéis COP30
Na 30ª Conferência, a CropLife Brasil promove painéis e encontros em parceria com instituições públicas e privadas para ampliar o diálogo sobre temas como segurança alimentar, descarbonização e sustentabilidade. Os encontros serão distribuídos ao longo dos dias 10, 11, 13, 19 e 20 e acontecerão na AgriZone e Blue Zone.
Acesse a programação completa, clique aqui.