Marco histórico consolida país como líder global em sustentabilidade
Com informações do inpEV

O Brasil registra o marco inédito de 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas de forma ambientalmente correta e reafirma sua posição de liderança global em sustentabilidade. A gestão da logística reversa é feita pelo Sistema Campo Limpo, gerido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que desde 2002 tem promovido impactos ambientais, sociais e econômicos significativos, consolidando o país como referência mundial no setor.
Em 2024, foram recolhidas e destinadas 68,5 mil toneladas de embalagens, um aumento expressivo de 27% em relação ao ano anterior. Esse avanço reflete o esforço coletivo de agricultores, cooperativas, distribuidores, indústria e poder público. “O resultado reflete o trabalho integrado de todos os elos da cadeia. O Sistema Campo Limpo é um dos maiores exemplos globais de sucesso em sustentabilidade, gerando impactos ambientais, sociais e econômicos significativos. Um marco tão significativo é motivo de muito entusiasmo para nós”, afirma Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV.
Inovação no campo
A iniciativa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público e é resultado da Lei nº 14.785/23 que regulamenta a logística reversa. O Sistema garante que 100% das embalagens devolvidas sejam destinadas corretamente, seja para reciclagem ou incineração, e reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o país, de acordo com o censo agrícola de 2017.
O sistema conta com mais de 411 unidades de recebimento ativas, divididas entre 103 centrais e 308 postos que realizam o trabalho de receber e separar as embalagens vazias, além de operações itinerantes para atender aos pequenos produtores rurais. Para 2025, o objetivo é expandir a cobertura para novas regiões e impulsionar índices de reciclagem.

Combate a ilegalidade
Além dos benefícios ambientais, o Sistema Campo Limpo desempenha um papel fundamental no combate ao mercado ilegal de defensivos agrícolas. “O sistema de logística reversa das embalagens dos agrotóxicos é muito importante por inúmeros fatores, mas destaco um dele: a entrega das embalagens nas unidades de logística reversa do inpEV impede que sejam desviadas e reutilizadas na adulteração e falsificação de defensivos, o que contribui no combate do mercado ilegal de insumos agrícolas”, comentou o gerente de combate a produtos ielgais da CLB, Nilto Mendes.
Campanha de Boas Práticas Agrícolas
Esse marco histórico reflete o compromisso do setor agrícola com a sustentabilidade e está alinhado com a Campanha de Boas Práticas Agrícolas, promovida pela CropLife Brasil. A destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas é um dos pilares para garantir a sustentabilidade no agronegócio, por isso é um dos temas da iniciativa da entidade.
A campanha reforça que a adoção de boas práticas é indispensável para assegurar sistemas produtivos resilientes, garantir produtividade, conservar os ecossistemas e fortalecer a capacidade de adaptação às mudanças climáticas. “Essa campanha é um reflexo da demanda global, para uma agricultura mais sustentável e o Brasil é um exemplo nesse sentido”, complementou o presidente da CLB, Eduardo Leão.
Saiba mais em https://www.inpev.org.br/