Quais são os riscos que os defensivos agrícolas químicos ilegais oferecem à economia do país?
A utilização de defensivos ilegais pode afetar diretamente as exportações de produtos agrícolas. Esses produtos podem sofrer embargos internacionais por contaminação de produtos por resíduos e substâncias desconhecidas ou proibidas. Sem contar que pode impactar negativamente a imagem e reputação da segurança dos alimentos produzidos no Brasil, provocando encerramento de parcerias comerciais ou impedindo abertura de novos mercados.
Outro impacto negativo na economia é que no comércio ilegal de defensivos, tanto o governo federal quanto os estaduais deixam de arrecadar tributos, assim como deixam de gerar postos de trabalho regulares. As indústrias também perdem receita devido ao desrespeito aos direitos de propriedade intelectual.
Consequentemente, perde-se o estímulo para a pesquisa de produtos inovadores, que consome milhões de dólares das empresas que investem no desenvolvimento de defensivos cada vez mais eficientes e seguros. O desrespeito aos direitos de propriedade intelectual, inerente à ilegalidade, ainda representa impacto na receita das companhias que detém os direitos de patente.