Home Perguntas frequentes O brasileiro consome 5,2 litros de defensivos químicos por ano?

Perguntas frequentes

O brasileiro consome 5,2 litros de defensivos químicos por ano?

Não. Os defensivos químicos não são consumidos pelas pessoas. Ele é empregado nas lavouras para controlar as pragas que atacam as plantas. Assim sendo, grande parte dos defensivos químicos utilizados no Brasil (81%) é destinada basicamente para quatro culturas – soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, que são utilizadas majoritariamente como matéria-prima para produtos industrializados, para a produção de energia (álcool), para confecção de roupas (algodão) ou para a alimentação de animais (soja e milho).

Adicionalmente, a maior parte (60%) dos defensivos químicos empregados são herbicidas. Isso quer dizer que são usados para controlar plantas daninhas que competem com os cultivos agrícolas por água, luz e nutrientes do solo.

Os herbicidas nem sempre são usados diretamente nas culturas e sim antes de seus plantios. Se empregados desta maneira, não deixam resíduos nas plantas ou nos alimentos. Vale ressaltar também que os dados referentes ao volume total de defensivos usados em um determinado país devem ser avaliados com cuidado. Isso porque muitos países, como é o caso do Brasil, produzem para exportação, de forma que nem tudo que é produzido será consumido no próprio país.