Home Notícias Edição gênica, uma estratégia para alcançar metas de sustentabilidade
Notícias

Edição gênica, uma estratégia para alcançar metas de sustentabilidade

As novas ferramentas para edição gênica de plantas e outros organismos vivos, existem desde a década de 1980. No entanto, as técnicas ganharam maior notoriedade com a descoberta do sistema CRISPR/Cas, mais simples e acessível (financeiramente) do que outras técnicas de edição genética. 

Além disso, a edição gênica é tida como uma importante ferramenta dentro da biologia sintética e também está auxiliando na melhor compreensão dos mecanismos genéticos relacionados à produtividade em plantas, assim como suas respostas frente a estresses bióticos e abióticos.

Edição gênica entrega soluções

Esse avanço científico deverá proporcionar grandes benefícios aos seres humanos, principalmente no setor agrícola e na área da saúde. 

CRISPR: A surpreendente técnica de edição genética

Leia também

Com a acessibilidade da edição gênica, pesquisadores do mundo inteiro têm desenvolvido novas terapias para doenças humanas, cultivares de plantas, microrganismos para produção de energia e também novos medicamentos e insumos para proteção da saúde de pessoas, de animais e também de vegetais.

Promove sustentabilidade

Dificilmente conectamos ciência aos alimentos que diariamente consumimos. No entanto, a agricultura é um dos setores que mais aplicam inovações tecnológicas nos seus produtos e com isso tem tornado quase tudo renovável e sustentável, e a biotecnologia está no centro dessa evolução.

As tecnologias desenvolvidas a partir da edição gênica são mais sustentáveis e devem ajudar os países a alcançarem alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Na agricultura, a edição gênica tem um enorme potencial de entregas, estando diretamente conectada à meta de erradicação da fome e agricultura sustentável (ODS 2), consumo e produção responsável (ODS 12), ação contra a mudança global do clima (ODS 13), vida na água (ODS 14) e vida terrestre (ODS 15).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a agricultura

Saiba mais

Gráfico benefícios que podem ser alcançados pela Edição Gênica

Agricultura e edição gênica

O século XXI trouxe novos desafios para a agricultura. Extrema variabilidade climática, aumento da escassez de água e menor oferta de terras aráveis são apenas alguns dos problemas encontrados pelos agricultores. Para isso, os pesquisadores (melhoristas de plantas) têm se dedicado a encontrar alternativas eficazes que possam mitigar ou atenuar esses desafios. 

Edição gênica sempre esteve presente na agricultura

Leia mais sobre

De fato, o melhoramento genético de plantas tem garantido muitas inovações ao longo dos anos, mas com a ajuda de novas ferramentas moleculares, novas cultivares, que atendam aos desafios atuais poderão ser desenvolvidas de forma mais rápida e eficiente. Por isso, a edição gênica é considerada uma alternativa real para o desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura superar os principais desafios nos próximos 30 anos.

Gráfico Aplicações da Edição Gênica

A edição genética empregando novas ferramentas, é capaz de promover mutações em um local específico do gene alvo. Essa precisão garante efeitos mais significativos nas plantas. Os benefícios são muitos e os pesquisadores estão, inclusive, convencidos de que o desempenho e a qualidade dos produtos derivados de uma planta melhorada por edição genética são superiores ao de outras plantas alteradas por estratégias convencionais de melhoramento ou não. 

Histórico e inovação do melhoramento genético plantas

Baixe aqui

Dessa forma, a edição de genes é uma estratégia que oferece oportunidades únicas para tornar a produção de alimentos mais sustentável em um curto espaço de tempo, melhorando também a qualidade e segurança dos alimentos

Benefícios da edição gênica

O melhoramento genético por si só já é uma estratégia que promove sustentabilidade ao entregar aos agricultores sementes e mudas mais robustas e que toleram condições bióticas e abióticas adversas. Principalmente: 

Ferramentas de edição gênica como o CRISPR aumentam as possibilidades de aplicação do melhoramento genético em diferentes culturas e ainda democratizam uma técnica que é considerada de última geração.

Além dessas aplicações, pesquisadores também estão utilizando a edição genética para desenvolver alimentos mais saborosos e com qualidade de nutrientes aumentada. As culturas biofortificadas podem ajudar a solucionar a “fome oculta”, causada pela ingestão insuficiente de micronutrientes como zinco, iodo, ferro e algumas vitaminas que são essenciais na dieta diária.

Com a edição gênica será possível aumentar a biodisponibilidade desses micronutrientes e combater a fome e a desnutrição, especialmente nos países em desenvolvimento.

Acelera o melhoramento genético

Ao contrário do melhoramento genético convencional – mais complexo e demorado – o melhoramento por CRISPR (técnica para edição gênica) é uma estratégia que garante alta precisão na edição do genoma das plantas e por isso, reduz custos e acelera o desenvolvimento de novas tecnologias, ou seja, novas cultivares.

Gráfico Estratégicas de Melhoramento Genético

Parece algo distante, mas não é. Com a edição gênica acelerando e diminuindo custos no desenvolvimento de novas mudas e sementes, essas novas tecnologias, mais sustentáveis, serão disponibilizadas aos agricultores de forma mais rápida e acessível.

É uma ferramenta acessível

Países em desenvolvimento, como o Brasil, tem o CRISPR como uma ferramenta bastante acessível ao setor público, permitindo soluções locais e regionais para melhorar a segurança alimentar. Por exemplo, instituições como Embrapa, Instituto Agronômico e Universidades já utilizam essa ferramenta em pesquisas.

Na Embrapa o CRISPR tem sido utilizado no melhoramento genético de milho, soja, feijão, cana-de-açúcar e outras plantas de grande importância para agricultura brasileira. Essas pesquisas têm focado na melhoria da qualidade nutricional, industrial, fixação biológica de nitrogênio e tolerância ao déficit hídrico dessas espécies. 

O Instituto Agronômico tem atuado fortemente na aplicação do sistema CRISPR em laranja, inclusive foi um dos primeiros centros de pesquisa do mundo a mostrar a funcionalidade da técnica nessa cultura. O principal foco da edição gênica em citros é o desenvolvimento de variedades resistentes às principais doenças da planta, como Clorose Variegada dos Citros e o Greening

Pesquisadores da Universidade de São Paulo, Federal de Viçosa desenvolveram, utilizando CRISPR, uma planta de tomate nutricionalmente melhor. O tomate editado geneticamente apresenta 5 vezes mais licopeno em seus frutos.

Inclusive, é justamente na cultura do tomate que o CRISPR vem sendo empregado para desenvolver variedades que possam ser utilizadas em fazendas urbanas, uma solução eficiente e sustentável para produção de alimentos. Você pode descobrir mais sobre essa estratégia em: Fazendas urbanas utilizam técnica CRISPR para sua expansão.

Edição gênica na agricultura orgânica?

A agricultura orgânica tem sido mencionada por muitos países como principal sistema de produção agrícola sustentável. No entanto, apesar de ter um efeito benéfico na proteção ambiental e na biodiversidade em nível local, em comparação com a agricultura moderna, o sistema orgânico apresenta uma produtividade inferior. Consequentemente, uma maior quantidade de terra seria necessária para produzir a mesma quantidade de alimentos.

O Plano ABC ensina a juntar ideias e promover melhorias

Veja mais sobre

Nesse sentido, a expansão da agricultura para novas áreas, mesmo que em sistema orgânico, seguiria impulsionando as mudanças climáticas globais e a perda da biodiversidade. Além disso, haveria a necessidade de outros países terem de aumentar sua produção agrícola para suprir a demanda global, o que pode levar a custos ambientais que excedem quaisquer benefícios ambientais de regiões que adotem a produção orgânica. 

Modos de produção com diversidade: o Brasil tem espaço para todos

Saiba mais sobre

Por isso, cientistas de diferentes centros de pesquisa europeus têm defendido que a edição gênica aplicada à agricultura é uma estratégia sustentável e que deveria ser permitida dentro de um cultivo orgânico. Afinal, se ferramentas como o CRISPR, podem produzir plantas resistentes a muitas doenças que são comuns dentro da agricultura orgânica, evitariam inclusive, o uso de defensivos contendo cobre (permitido pela legislação de orgânicos).

Talvez você não saiba, mas o cobre é um produto químico muito utilizado por produtores orgânicos no combate a doenças fúngicas e assim como outros defensivos químicos pode ser tóxico para o solo e água, quando não utilizado da forma correta.

Dessa forma, a edição gênica pode também apoiar a agricultura orgânica contribuindo para a sustentabilidade local e também global. Os pesquisadores europeus têm levado argumentos científicos que sustentam esses benefícios à comissão europeia. Segundo eles, a estratégia poderá auxiliar a União Europeia a alcançar suas metas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Em suma, incluir a edição gênica em diferentes sistemas agrícolas, assim como em várias etapas da cadeia de produção de alimentos, irá adicionar ganhos ambientais. Por isso, é crucial que exista um amplo entendimento dos benefícios dessas tecnologias pela sociedade. Não podemos perder a oportunidade de adicionarmos mais ferramentas que entregam sustentabilidade à produção de alimentos.

 

Principais fontes

Goulin, E. H., et al. RNA interference and CRISPR: Promising approaches to better understand and control citrus pathogens. Microbiological Research, 2019.

Purnhagen, K. P., et al. Europe’s Farm to Fork Strategy and Its Commitment to Biotechnology and Organic Farming: Conflicting or Complementary Goals? Trends in Plant Science, 2021.

Zsögön, A., et al. De novo domestication of wild tomato using genome editing. Nature Biotechnology, 2018.

Aviso de cookies
Usamos cookies para melhorar a experiência de nossos usuários em nosso site. Ao acessar nosso conteúdo, você aceita o uso de cookies como prevê nossa política de cookies.
Saiba Mais