Utilização de sementes certificadas e boas práticas no cultivo são critérios da avaliação.

São Paulo, 27 de junho de 2025 – Os campeões de produtividade de soja na safra 2024/2025 foram divulgados na quinta-feira (26) pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Além de reconhecer os ganhos de produtividade, o Fórum Nacional de Máxima Produtividade do grão apresentou cases de sucesso que demonstraram o equilíbrio entre as tecnologias aplicadas na lavoura e a sustentabilidade . A CropLife Brasil (CLB) foi parceira do CESB na divulgação do fórum e das Boas Práticas Agrícolas.
Todos os campeões do CESB passaram por um rigoroso processo de checagem eco ambiental, no qual foram avaliadas práticas ESG voltadas à preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial .
De acordo com Sergio Abud, vice-presidente do CESB, o Fórum é uma vitrine das boas práticas agrícolas que estão moldando o futuro da sojicultura brasileira. “A integração entre ciência, manejo de precisão, genética, qualidade de sementes e práticas agronômicas sustentáveis é o caminho para romper barreiras de produtividade com responsabilidade econômica e ambiental. Ao reunir os melhores resultados do país, o Fórum fomenta a construção de sistemas produtivos cada vez mais eficientes, rentáveis e resilientes”, afirmou.
A CropLife Brasil, por meio da campanha de Boas Práticas Agrícolas e da Coalização de Combate à Pirataria de Sementes, com destaque para o incentivo ao uso de sementes certificadas, apoiou o Desafio do CESB.
Para a gerente de Sustentabilidade, Biodiversidade e Stewardship da CLB, Claudia Quaglierini, a promoção de reconhecimentos como esse é fundamental garantir a disseminação das melhores práticas. “Somente com cooperação e diálogo teremos equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade. As BPAs beneficiam produtor, sociedade e planeta. Adotá-las é responsabilidade de toda a cadeia produtiva “, comentou.
Campeões da Soja
O Grupo Agro Mallon, com a Fazenda Santa Bárbara, em Canoinhas (SC), foi o campeão da Região Sul e campeão nacional, com uma produtividade de 135,49 sacas por hectare. Já na categoria Irrigado, o campeão nacional foi o produtor Paulo Storti, com a Fazenda Santana, em Itapeva (SP), que registrou uma produtividade de 126,71 sc/ha.
Foram 4,7 mil áreas inscritas no desafio, sendo que 812 foram auditadas na colheita, totalizando 4 milhões de hectares de soja plantada. As áreas estão distribuídas em 15 estados brasileiros e alcançaram uma média de produtividade de 95,69 sacas por hectare, superior à média nacional registrada pela Conab e pelo IBGE, que é de 58,90 sacas por hectare.
—
Sobre o CESB
O CESB é uma OSCIP – organização sem fins lucrativos –, composta por 20 membros especialistas e 22 organizações patrocinadoras que acreditam e contribuem para o avanço sustentável dos mais altos índices de produtividade de soja no Brasil: BASF, Intacta I2X, Syngenta, Jacto, John Deere, Simbiose, Bioma, Biograss, Sumitomo, Acadian, Alltech, Atto Sementes, Brandt, Brasmax, Corteva, Ferticel, HO Genética, ICL, Lallemand, Mosaic, Stoller, Timac, Ubyfol, Yara, Valence, Elevagro e IBRA. Mais informações pelo (15) 3418.2021 ou www.cesbrasil.org.br